São Simão Arte

Fabrico

Fabrico

1. O azulejo é feito manualmente a partir de barro próprio e pela via húmida, sendo prensado manualmente a rolo na lastra.

2. Seguidamente fica a secar durante 2 meses, naturalmente ao tempo sem qualquer secagem forçada. Nesta fase de secagem o azulejo vai adquirir uma irregularidade da superfície com empenos naturais, o que é muito importante para o aspecto final ou seja para que não fique perfeitamente liso e com a expressão da própria secagem natural.

3. Tem um primeiro cozimento em forno eléctrico ficando depois de cozido a 1020 graus em chacota nas dimensões de 14cx14cmx1cm.

4. Segue-se a fase da vidragem feita manualmente, como o homem não consegue sempre colocar a mesma quantidade de vidro e também pelo cozimento, alguns azulejos ficam mais rosados que outros, o branco do azulejo não é constante e fica com diversas nuances. Este processo de vidragem provoca também naturalmente alguns poros na superfície sendo considerados naturais.

5. A pintura é feita toda a pincel manualmente sem estampilhas ou decalques, utilizam-se as cores da azulejaria tradicional portuguesa, sendo o azul, manganês, amarelo e o verde cobre, as principais cores.

6. O azulejo vai a cozer pela segunda vez, depois de pintado. Pode apresentar diversas nuances de cores derivado á pintura ser manual e pela influência do pintor ou seja podem as cores ser mais fortes ou mais abertas, mais brilhantes ou ligeiramente mais opacas.

7. O azulejo apresenta também fissuras no vidro o que habitualmente se chama craclé, isto é derivado à pasta do azulejo, vidro e temperatura de cozimento.
Esta situação também é habitual encontra-se nos azulejos antigos. O vidrado no entanto mantêm-se aderente sem problemas não sendo da maior parte dos casos as fissuras visíveis a olho nu podendo com o passar do tempo vir a revelarem-se.

8. Como nota final dizemos que todas estas características aqui referidas no processo conferem ao azulejo artesanal uma personalidade que o torna diferente de todos os outros, sendo muito mais gratificante como é natural.


Siga-nos no Facebook